por
Adriana Camargo O conceituado guitarrista Andreas Kisser está lançando o primeiro disco-solo da carreira dele chamado “Hubris I & II”. O músico conversou com a repórter adriana camargo do Universo do Rock para contar mais sobre esse trabalho solo, as novidades do sepultura e os próximos projetos profissionais dele. confira abaixo a entrevista na íntegra. 1) Como foi o processo de criação do seu álbum solo "Hubris I & II"? Andreas: Foi um processo que levou 4 anos. Organizei as minhas demos depois de receber uma proposta para um disco solo da gravadora holandesa "Mascot Records". Fiz o máximo que pude sozinho e chamei amigos músicos e técnicos para me ajudarem a fazer o resto. existem temas de mais de 15 anos junto com temas mais recentes, é um disco bem livre.
2) Por que escolheu esse nome para esse cd? Andreas: Acho que o grande problema de tudo é a falta de estímulo ao cérebro, nós somos obrigados a acreditar e tradições e leis divinas sem ter a chance de desenvolver a mente de uma maneira livre e evolutiva. o arame farpado que embrulha o cérebro na capa é uma representação deste bloqueio que sofremos.
3) Andreas, você pretende fazer uma turnê (ou mini turnê) de divulgação desse álbum solo? Já tem datas agendadas? Onde? Andreas: Com certeza, pretendo colocar este projeto na estrada. Tenho algumas propostas aqui no Brasil e quero fazer em março uma tour de três semanas na Europa.
4) Fale um pouco o que os seus fãs vão encontrar nesse trabalho solo. Andreas: Vão encontrar coisas que nunca escutaram antes de mim, músicas cantadas em português, músicas instrumentais e bem diferentes de tudo que ja fiz no Sepultura.
5) Você acha que a divulgação desse trabalho pode interferir na sua carreira com o Sepultura, ou a prioridade continua sendo a banda? Acho que interfere de uma maneira positiva, as duas coisas são bem diferentes e um projeto me ajuda no outro.
6) Existe a possibilidade de incluir algumas faixas do Hubris nos shows do Sepultura? Andreas: Acho que não, o Sepultura tem uma proposta diferente e uma história muito rica, com muitos temas e discos. Mas no meu show farei algumas músicas do Sepultura.
7) Falando em Sepultura vocês estão lançando o cd A-Lex, como está a divulgação desse álbum? Vocês já tem uma turnê marcada para divulgá-lo fora do Brasil? E aqui no país, o que os fãs podem esperar? Andreas: O disco esta pronto e sai no começo do ano de 2009. Ele é totalmente baseado na obra de Antonhy Burgess "A Laranja Mecânica". Temos datas sendo marcadas para fevereiro nos Estados Unidos e no final de março até maio na Europa. Vamos tocar também em vários festivais do verão europeu. No Brasil o disco sairá na mesma época e estamos estudando as datas para confirmar os shows.
8) Sobre o show que vocês fizeram em Cuba, qual ou quais as melhores recordações que você tem? Quando a banda norte-americana Audioslave tocou lá o público foi muito receptivo, com vocês aconteceu a mesma coisa? Andreas: Foi espetacular. Mais de 60.000 pessoas na tribuna anti-imperialista em Havana. Muitas camisas do Sepultura e a grande maioria conhecia tudo da banda. É um povo muito amigável e culto, vivem um outro ritmo de vida. Na minha opinião, muito mais saudável em comparação à doideira que vivemos em São Paulo, por exemplo.
9) Você tocou recentemente com o Scorpions durante a turnê deles pela América do Sul (eu vi a apresentação do Credicard Hall e você parecia muito à vontade tocando com eles). O que representou para você tocar com esses "monstros sagrados" do rock? Andreas: Um sonho, inacreditável. Sou muito fã da banda, meus primeiros acordes, incluiam vários temas do Scorpions e assisti ao show deles no Rock in Rio 1. Eles são pessoas fantásticas e me deixaram muito a vontade no palco. Foi uma grande honra pra mim e foi uma experiência inesquecível.
10) Além do Scorpions, você tem dividido o palco com músicos de diversos estilos do Brasil e do exterior. Na sua opinião o que isso tem agregado na sua carreira? Andreas: Informação, tolerância, experiência, prazer, opções musicais, enfim só aspectos positivos.
11) Eu sei que você tem planos para um programa de tv sobre música. Já tem alguma novidade sobre esse projeto? Andreas: Estamos no segundo piloto e espero que tudo esteja certo para a estréia no ano que vem. Ele vai ser muito descontraído e vamos focar na diversidade musical.
12) O que os seus fãs e do Sepultura podem esperar ainda em 2008? Andreas: Agora estamos preparando um clipe para uma música do nosso novo disco que deve ser lançado ainda este ano. E também preparando a tour de lançamento do disco para 2009.